sexta-feira, 5 de julho de 2013

Reflexão do dia

 O Ser Humano é muito mais do que aquilo que se vê, pois apenas vemos a sua parte física (1/4), pois a sua parte emocional, mental e espiritual (3/4) é invisível à vista do Ser Humano. A visão holística do Ser Humano engloba estas 4 componentes, observando-o como um todo. Hoje em dia muitas pessoas sobrevalorizam a sua componente física, preocupando-se excessivamente com a sua aparência exterior (física), descorando os outros aspectos (emocional, mental e espiritual). Pensem no seguinte:
- Se você for uma pessoal muito emocional, que diariamente é afectado pelos mais variados acontecimentos, acha que isso não tem influência no seu corpo?
- Se você tiver algum tipo de perturbação mental, acha que não se vai reflectir no seu estado físico (corpo)?
- Se você está insatisfeito e observa passivamente a destruição do seu corpo, não acha que o seu espírito está desligado do seu corpo?
     Neste momento pare de ler este texto e pense em cada uma das três questões anteriormente colocadas e depois retome a leitura.
     Talvez tenha chegado o momento de redistribuir a sua preocupação e atenção pelos 4 níveis (físico, emocional, mental e espiritual), de olhar para si como um todo e não como uma parte. Uma das coisas fundamentais que devemos aprender é a Aceitação, pois a “não-aceitação” de algo pode ser o princípio de uma barreira, por nós criada (no plano mental), a qual pretendemos ultrapassar, mas que se torna extremamente difícil devido à altura (dimensão) que lhe atribuímos. Por esta e outras razões devemos de aprender a “Aceitação” pois isso facilita-nos imenso o nosso bem-estar e por sua vez a nossa paz interior.
     Deixo-lhes a seguinte sugestão para vossa reflexão: As pessoas e os problemas têm a importância e a dimensão que lhe quisermos dar”.
Saudações Holísticas
NAMASTÊ

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mitos e verdades sobre a massagem modeladora

 O verão está chegando, e com ele a busca por tratamentos estéticos para emagrecer e queimar as gordurinhas localizadas também!

Nos últimos anos, houve um "boom" dos tratamentos estéticos, sendo que hoje eles são aplicados por diversos profissionais, de centros de fisioterapia a academias e até salões de beleza.

Em primeiro lugar, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais especializados, que entendam a anatomia e fisiologia do corpo (conheçam as estruturas e o funcionamento delas), para que o tratamento seja eficaz e seguro.

Muitos profissionais mal qualificados aplicam estas técnicas sem muito conhecimento, e com isso geram dúvidas nos seus clientes. Por este motivo, trago aqui alguns mitos e verdades sobre a massagem modeladora.

A massagem modeladora e a drenagem linfática são a mesma coisa? Tem o mesmo objetivo?

Não. A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que estimula o retorno da linfa para o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando resíduos e toxinas. Sendo assim, ela não atua diretamente na redução da gordura corporal nem da celulite (que nada mais é do que um excesso de gordura forçando uma pele retraída), apesar de ter um efeito indireto sobre as mesmas, já que aproxima o tecido gorduroso dos vasos sanguíneos, e facilita sua captação pelos mesmos no momento da atividade física. Como ela melhora a circulação, também pode atuar indiretamente na prevenção da flacidez. Já a massagem modeladora é executada com movimentos firmes, rápidos e repetitivos sobre a pele, com objetivo de quebrar a gordura localizada, que é posteriormente eliminada pela corrente sanguínea, principalmente se for realizado exercício físico. É geralmente focada nas regiões onde há maior acúmulo de gordura, que nas mulheres são barriga, coxas, culote, glúteos, e às vezes braços. Desta forma, a massagem modeladora traz diminuição de medidas, da celulite, favorecimento da lipólise (quebra da gordura) e modelagem do corpo, além de prevenir flacidez, melhorando a elasticidade da pele.

A massagem modeladora dói?

Sim. A massagem modeladora é realizada com movimentos rigorosos de prensão, deslizamento e amassamento da pele, numa intensidade que atinja as camadas lipídicas (de gordura), a fim de quebrar as placas gordurosas. Por isso, muitas pessoas sentem dor ao realizar esta técnica, porém a intensidade da dor depende não só da quantidade de gordura que a pessoa tem, mas também da tolerância a dor, que é muito variável de indivíduo para indivíduo. Entretanto, esta dor não pode causar um desconforto excessivo para o paciente, sendo este um limite para a intensidade das manobras. O ideal é aumentar a intensidade de forma gradual, para que o organismo se adapte a mesma.

É normal ter hematomas após a realização?

Não. O hematoma é sinal de rompimento de vasos sanguíneos, e o extravasamento do sangue para os tecidos pode causar uma resposta inflamatória na região e dor, o que não é desejável. Quando ocorre o hematoma é sinal de que o limite ideal de intensidade da massagem foi ultrapassado, ou seja, uma massagem que causa hematomas não indica uma massagem modeladora mais eficiente, pois não é necessário ultrapassar a camada de gordura da pele, já que somente ela deve ser trabalhada. Pode acontecer, em pessoas com tendência a hematomas (aquelas que tem vasos muito sensíveis, que ficam roxas com qualquer batidinha), de o hematoma aparecer, porém isso é um fato esporádico, que deve ser avaliado. Se você sempre sai da massagem modeladora com mitos hematomas, desconfie! Se o hematoma já ocorreu, utilize gelo (sempre enrolado em uma toalha ou num saco plástico), a cada duas horas, por 15 a 20 minutos.

Utilizar somente cremes que prometem reduzir medidas tem resultado?

Não. Alguns cremes dizem apresentar princípios ativos que por si só reduziriam as medidas. Isto não ocorre. Alguns cremes tem formulações que aumentam a circulação sanguínea e com isso, temos a melhora do aspecto da pele, porém a redução de medidas não ocorrerá sem as técnicas corretas de massagem modeladora, e é claro, muito exercício físico.

A massagem modeladora com aparelhos é melhor que a manual?
Não. Os diferentes aparelhos utilizados para a massagem modeladora podem facilitar uma intensidade maior da massagem, porém nem sempre uma massagem tão intensa é necessária. Além disso, a realização manual da massagem permite que o terapeuta avalie cada região do corpo, verificando os locais de maior acúmulo de gordura, direcionando o tratamento, tornando-o mais eficaz e objetivo.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Drenagem Linfática Manual

Massagem Terapêutica efetuada por movimentos suaves e circulares com o fim de estimular a circulação linfática. De forma a ajudar o metabolismo a eliminar as toxinas, sendo uma das suas ações desintoxicantes. Esta técnica de drenagem auxilia a melhorar o sistema imunológico. A linfa inserida nos vasos linfáticos por vezes não consegue filtrar as impurezas do sangue, ocorrendo um bloqueio, a este “estado” é originado a chamada retenção de líquidos. A retenção de líquidos provoca inchaço, dor e por vezes edemas e ainda em determinadas zonas origina celulite.
A massagem de drenagem linfática manual tem ótimos resultados para as pessoas que tem retenção de líquidos e inchaço, devido ao seu efeito drenante e desintoxicante. Indicada para as pessoas que tem as pernas cansadas e inchadas nas quais podem surgir edemas, varizes ou hematomas.
Auxilia também na redução de celulite e gordura, sendo seu efeito adelgaçante e é especialmente recomendada para pós-operatórios e recuperação de cirurgias de estética.
A drenagem linfática é contra-indicada para as pessoas que tem infecções agudas, tumores, cancro, abcessos e nódulos não estudados, descompensação cardíaca, trombose venosa profunda, tromboflebites, erisipela, hipertireoidismo, arteriosclerose avançada, hipertensão arterial.

Contato através dos números (79)98045416 / 88575466.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Massagem Ayurvedica

Uma arte corporal milenar e holística oriunda da Índia que deu origem a tantas outras medicinas oficiais e alternativas.
Esta massagem é reconhecida como terapia alternativa complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A utilização de diferentes manobras no aparelho músculo-esquelético que variam entre superficiais e profundas, com manipulações das articulações e ligamentos, fazem desta técnica um método eficaz e seguro na recuperação da elasticidade muscular e flexibilidade articular, além de melhorar a circulação sanguínea e linfática, revitalizar o corpo e relaxar o sistema nervoso, trazendo como benefício o bem-estar do corpo e mente.
Além deste método terapêutico, serão ensinados métodos de avaliação corporal dos membros superiores e inferiores, aprofundamento dos diferentes biótipos morfológicos e suas disfunções e aplicação de técnicas de correcção. Aprofundamento do estudo da anatomia das estruturas manipuladas e suas indicações e contra indicações.
Objectivos principais
Equilibrar as emoções - Remover a fadiga e o cansaço enquanto aumenta força e confiança - Facilitar o auto-conhecimento - Melhorar a visão - Melhorar a qualidade do sono - Combater o stress - Recuperar e manter a saúde física, psíquica e mental - Eliminar a rigidez das articulações - Ampliar a capacidade respiratória - Activar a circulação sanguínea - Alinhar e reequilibrar os chakras (centros de energia) - Corrigir a postura corporal.
Contato através dos números (79)98045416 / 88575466.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Massagem Shiatsu

Shiatsu significa literalmente “pressão com os dedos”. Esta pressão exerce-se com os dedos polegares e as palmas das mãos. Pelas terminações nervosas localizadas em si e através das terminações nervosas livres, a pele é capaz de perceber estímulos tácteis de pressão profunda, de calor, de frio e de dor, o terapeuta acede aos desequilíbrios estruturais e permite que o corpo active os seus próprios mecanismos de auto-cura, os quais possui desde o seu nascimento, contribuindo para aliviar certas enfermidades (desconfortos, dores, stress, transtornos nervosos, etc.)     Não tem efeitos secundários.
O Shiatsu, fiel à sua origem, defende que é melhor prevenir que curar. Uma sessão semanal ajuda a não adoecer, e por não ter efeitos secundários, é também aconselhável em doentes crónicos que prefiram uma forma de terapia natural ou não possam ser tratados com medicamentos.
O grande potencial do Shiatsu está em tornar o paciente consciente do seu próprio corpo e o corpo não é só corpo, o corpo armazena emoções, sentimentos, reflecte o nosso estado mental, o corpo não mente e também não esquece.
O Shiatsu desperta no paciente uma nossa consciência de si e quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos à atenção do paciente como ajudamos o bloqueio a desenvolver-se, trazendo a normalização do fluxo energético, leveza, bem-estar, relaxamento, vigor e energia. 
 Contato através dos números (79)98045416 / 88575466.