quinta-feira, 20 de junho de 2013

CUIDE DE SEU BEBÊ COM SHANTALA

Fundamentada na medicina aiurvédica, essa massagem é ritmada, não requer conhecimentos de anatomia e ainda garante benefícios para a mãe e o filho. Saiba mais sobre a shantala.


Antes de começar a massagem, observe bem as suas mãos. Afinal, será por meio delas que
você estabelecerá o contato com o bebê.
Interessado em conceitos biológicos, o antropólogo Ashley Montagu declarou que um ser humano pode sobreviver a privações sensoriais extremas de visão ou audição, desde que seja mantida a experiência sensorial da pele. Partindo desse conceito, é fácil entender por que Fréderick Laboyer se encantou com a imagem de uma mulher indiana chamada Shantala, enquanto esta massageava seu filho. Após observar a aplicação da técnica, o médico francês trouxe para o Ocidente essa prática, que ficou conhecida como Shantala, e que se fundamentava nos princípios da medicina aiurvédica, cujo objetivo é prevenir doenças e estimular um estilo de vida saudável.Para os bebês, os benefícios da massagem já foram cientificamente provados. Além do fortalecimento do vínculo entre o bebê e sua mãe, um estudo realizado pela Universidade de Warwick (Reino Unido) mostrou que há evidências de melhora do sono e relaxamentoredução do choroequilíbrio hormonal e controle do estresse. Além disso, há decréscimo significativo na incidência de doenças e visitas médicas.Segundo a fisioterapeuta Ana Paula Russo Schwantes, especialista em fisioterapia aiurvédica do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (CIYMAM – Espaço Márcia de Luca), as mães também se beneficiam dessa massagem: “Para elas, observamos interrupção de hemorragiacontração do úteromelhora da circulação e aumento da prolactina”. Outro estudo científico indica que há ainda redução da depressão pós-parto. Aumento da autoestima e maior confiança nos cuidados com o bebê, melhora dos sentidos e intuição para compreender as suas necessidades seriam outras vantagens dessa prática.A massagem pode ser aplicada a partir de um mês de vida, admitido seu início em qualquer idade: “A duração deve ser de 15 a 30 minutos, e, conforme a criança for crescendo, as manobras e o tempo da massagem também aumentam”, garante Ana Paula.

Como fazer a massagem:

- Deslize as mãos espalmadas no peito do bebê, do centro para fora e repita na diagonal. Nas costas vá do pescoço aos pés e siga com movimentos de vai e vem no tronco.
- Envolva o braço do bebê com as mãos, formando um bracelete, alterne-as do ombro ao punho, faça o mesmo nas pernas.
- Movimente os polegares ao longo do pé do bebê, em seguida deslize a palma do calcanhar até os dedos, repita nas mãos.

5 dicas para a massagem do bebê

1. Faça a massagem diariamente e, se possível, na mesma hora. O ideal é que seja feita pela manhã, ou à tarde, logo após o período de descanso. 
2. Escolha um local em que você se sinta bem e onde a massagem possa ser feita regularmente. A ideia é que o bebê se recorde dele e se sinta seguro. Quando ele completar alguns meses de vida, você poderá massageá-lo ao ar livre, especialmente naqueles dias mais quentes durante o verão.
3. Experimente diversas possibilidades, até encontrar a sua posição ideal. Para quem massageia, a colunadeve ser mantida reta, pois estimula a organização interna, exatamente quando se faz uma postura similar à ioga.
4. Esteja envolvida enquanto massageia seu filho: a postura interna da mãe que tem contato físico com seu bebê é elemento determinante nesse momento. Não é a técnica que regula o efeito e a qualidade da massagem, mas, sim, a intenção de proporcionar satisfação e bem-estar ao seu filho. 
5. Antes de começar, observe bem as suas mãos. Afinal, será por meio delas que você estabelecerá o contato com o bebê. Elas precisam estar aquecidas extremamente limpas, bem como desprovidas de anéis ou qualquer outro acessório que possa comprometer o processo da massagem.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Saiba como tratar cada um dos três estágios da celulite

Vilã declarada das mulheres, a celulite é fruto não só do acúmulo de gordura, como também de alterações circulatórias e da baixa mobilização de líquidos do organismo. Abdômen, coxas e glúteos são as principais áreas atingidas pelo problema estético, que é dividido em três estágios. Por apresentarem comportamentos diferentes em cada fase, os furinhos devem ser tratados de maneiras específicas para que sua diminuição seja efetiva.
Os tratamentos de cada etapa evolutiva agem de acordo com a gravidade das marcas na textura da cútis. “Vale lembrar que se os procedimentos estéticos para combater a celulite não forem aliados a uma rotina saudável, o aspecto de casca de laranja tende a voltar”, alerta Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Agora, conheça cada estágio da celulite e saiba como driblá-la.


Primeiro estágio: inicialmente, as ondulações na pele só são percebidas quando a região afetada é comprimida pelas mãos. Mesmo crianças e adolescentes estão sujeitos a esse primeiro sinal. Nessa fase, as formas de tratamento são variadas, indo da simples aplicação de cremes anticelulite a práticas constantes de atividades físicas e uma reeducação alimentar. Na maioria dos casos, as chances de recuperação total são grandes.

Segundo estágio: ao passar a mão sobre a cútis, já se sente a ondulação e alguns nódulos, sendo que ambos já são percebidos nitidamente, sem a necessidade da compressão do tecido. Aqui, o tratamentonecessário já é um pouco mais trabalhoso, pedindo a realização de drenagem linfática, massagens modeladoras, ultrassom terapêutico, uso de aparelho de radiofrequência e outros procedimentos que auxiliam na perda dos agrupamentos de gordura e da textura irregular.
Terceiro estágio: nessa etapa, os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida e inchada, que indica a formação de fibrose. A região, além de comprometida esteticamente, pode, também, ficar dolorida, o que torna o tratamento necessário. Para esse estágio mais severo, em que, de fato, a pele adquire o famoso aspecto “casca de laranja”, o ideal é investir nas mesmas técnicas indicadas na fase anterior, porém, com um maior número de sessões. Além disso, em casos extremos, a lipoaspiração e a cirurgia de subcisão podem ser saídas mais satisfatórias, pois eliminam de vez as formações subcutâneas que comprometem a área do corpo tratada.
Fonte: Portal Terra

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Faça um alongamento todas as manhãs!

Você sabe a importância de realizar um alongamento todas as manhãs? Isso mesmo, da sua casa, praticar esse relaxamento e alongar os músculos de seu corpo pode causar uma sensação de bem-estar pelo resto do dia.





- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo;
- Desenvolve a consciência corporal à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Além de um alongamento, também é importante praticar uma massagem corporal. Toda tensão de seu corpo vai embora e é substituída por uma sensação de alívio pelo resto do dia. Faça essa massagem com o Espaço Terapêutico Ganesha comece a praticar um alongamento todos os dias. Você já conhece os benefícios!

Contatos: TEL.:(79)98045416 / 88575466