quinta-feira, 4 de abril de 2013

Curso de Massoterapia

• Sabe quando você chega ao final do dia com aquela dorzinha chata nas costas?

• Deseja agradar a alguém com uma deliciosa massagem, mas não conhece os pontos exatos que devem ser estimulados?

• É esteticista e gostaria de se atualizar para trabalhar em clínicas, salões de beleza, hotéis, spas ou até mesmo por conta própria?

• Que tal incrementar seus serviços de estética com técnicas de massagem relaxante?

Maiores informações: Tel.: (79) 9804-5416/8857-5466

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Guia para massagem nos pés

Tocar os pés por alguns minutos, todos os dias, traz a imediata sensação de relaxamento e bem-estar. E se você fizer isso seguindo os pontos da reflexologia, uma milenar prática de massagem, o efeito é ainda melhor e ajuda a aliviar dores, insônia, cansaço, TPM e libertar o coração de sentimentos como angústia, tristeza e raiva. Experimente!
Vitalidade a seus pés

Na frente da TV, antes de dormir ou em qualquer momento que possa tirar os sapatos, aproveite para tocar seus pés. Basta alguns minutos para que a sensação de bem-estar se espalhe pelo corpo todo. Esse gesto simples é a base da reflexologia, uma técnica milenar praticada por chineses e egípcios que estuda a relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais. Foi trazida para o Ocidente no início do século 20 pelo médico americano William Fitzgerald e usada como recurso na hora de fazer diagnósticos ou prevenir doenças variadas.

O que a princípio despertava apenas curiosidade entre especialistas ocidentais virou assunto sério, e depois de muitos testes, realizados ainda no início do século 20, vários hospitais americanos – entre eles Boston City, Saint-Francis, Connecticut e Hartford – concluíram que a massagem nos pés indicava doenças. Dependendo do tipo e da intensidade da dor que o paciente sentisse, o médico identificava os órgãos comprometidos e fazia o diagnóstico. Hoje, a reflexologia é praticada em mais de 20 países, inclusive no Brasil.



Por que o efeito é positivo
A eficácia e os benefícios da prática regular da reflexologia são reconhecidos, mas orientais e ocidentais discordam sobre seu mecanismo de ação. Para os especialistas do Oriente, a técnica se baseia na livre circulação da energia vital, chamada ch’i. Quando determinado órgão apresenta excesso ou falta dessa energia, surgem dores ou doenças como sinal de alerta. O papel da massagem nos pés é justamente o de desbloquear e harmonizar o fluxo energético nos órgãos, assim eles funcionam melhor e a saúde é restabelecida.

Até o cérebro
Os ocidentais, por outro lado, descartam a idéia de uma energia invisível e explicam os efeitos com base na medicina. Os pés têm milhares de terminações nervosas e se ligam, através delas, ao restante do corpo. O médico Zang-Hee Cho, da Universidade da Califórnia, comprovou que sensibilizando determinada região do pé ativa-se a área do córtex cerebral correspondente ao reflexo.

“Com a massagem, essas terminações são despertadas e enviam estímulos para o cérebro, que ativa o sistema imunológico, beneficiando sua saúde em geral ou algum problema específico”, explica Armando Sérgio Austregésilo, presidente da Associação de Massagem Oriental do Brasil e autor dos livros Massagem e Sensibilidade e Curso de Massagem Oriental (ed. Ediouro).

“Observamos se alguma região do pé apresenta maior sensibilidade à dor e qual o órgão ligado a esse ponto. Se for o do estômago, é possível que a pessoa costume comer rápido demais ou que a qualidade da alimentação deixe a desejar. Consciente disso, pode-se mudar os hábitos e evitar problemas mais sérios. A prevenção é a principal função da reflexologia”, completa Sérgio.

Mãos e orelhas
Existem várias zonas reflexas no corpo, além dos pés. Mãos, orelhas, rosto, costas e abdômen concentram pontos reflexos que podem ser massageados. Os pés são os que têm a correspondência mais definida e de fácil localização. Os profissionais da reflexologia consideram que os pés reagem mais rápido aos estímulos. “As zonas reflexas da mão são menos sensíveis à massagem superficial, o que torna os pontos doloridos e difíceis de localizar”, explica a terapeuta corporal Diana Valer.

O grego Hipócrates (460-380 a.C.), pai da medicina, já usava os pontos das orelhas para tratar seus doentes. A auriculoterapia foi retomada por volta de 1950 pelo médico francês Paul Nogier. “Os pontos reflexos da orelha podem ser estimulados com o polegar e o indicador ou com o uso de agulhas colocadas apenas por profissionais”, explica Diana Valer.





Conte com esse alívio
Segundo a medicina chinesa, cada sentimento mexe com um órgão vital e, se for intenso ou vivido por um período prolongado, pode até comprometer a saúde. “A raiva vai direto ao fígado, o medo atinge os rins, a preocupação, a vesícula, a tristeza, o pulmão, e a ansiedade, o coração”, ensina o especialista Armando Austregésilo.

Ao massagear seus pés nas áreas correspondentes a esses órgãos, você também dissolve essas emoções e ganha tranqüilidade.

Veja abaixo os toques certos para aliviar ou prevenir males relacionados ao corpo e às emoções.

• Estresse – Já que ele não é uma doença, mas um conjunto de sintomas, o ideal é massagear os pés por inteiro, especialmente na área reflexa da coluna, que costuma doer muito quando estamos estressados.
• Insônia – Massageie a lateral externa dos pés, desde o calcâneo até o quinto dedo. Isso ajuda a desligar o carrossel de pensamentos que não deixa você dormir.
• Cansaço – Região central dos pés, relacionada a estômago, rins e intestino e ao bom fluxo de energia.
• Depressão – Área correspondente aos pulmões e ao intestino grosso.
• Ansiedade – Se a ansiedade for do tipo coronário, que vem acompanhada de uma dificuldade de pensar e agir, massageie a região central dos pés, relacionada ao plexo solar. Se for causada por estados depressivos ou tristeza prolongada, massageie a área dos pulmões e do intestino grosso.
• TPM – Dê atenção especial à região de rins, baço e pâncreas, ligada à satisfação e à alegria de viver.

Muitas maneiras de massagear os pés
Sempre que sentir necessidade de relaxar, não hesite e massageie os pés. “Além da pressão dos dedos, vale pisar sobre uma bolinha de tênis ou bambu, usar massageador elétrico ou de madeira”, sugere a terapeuta corporal Diana Valer, diretora da Humaniversidade, de São Paulo. A massagem não precisa ser demorada: cinco minutos por dia são suficientes para relaxar e despertar sensações boas. Andar descalço sempre que possível é outra ótima pedida, especialmente na areia. “Chinelos especiais, com saliências rígidas na parte interna, têm um ótimo efeito. Caminhar com eles por dez minutos, em dias alternados, é o bastante para estimular os órgãos vitais”, finaliza Diana.

Ao massagear estas áreas, você alivia dores na coluna e regulariza o funcionamento dos órgãos vitais, o que dá a sensação de bem-estar geral.

Sinais de alerta
Ao massagear os pés, você pode aproveitar para perceber como anda sua saúde e quais são seus pontos mais sensíveis – basta seguir a orientação do especialista em reflexologia Armando Sérgio Austregésilo, de São Paulo. Use óleo essencial ou hidratante e, com o polegar, procure identificar as áreas doloridas nos dois pés,e veja na figura abaixo quais são os órgãos correspondentes a essas zonas reflexas.
Nas áreas mais sensíveis, faça massagem todos os dias, sem fazer força. “A dor tende a diminuir, o que significa que o corpo já desenvolveu um estímulo adequado para lidar com o problema”, diz o terapeuta.

Há duas formas de fazer a massagem, de preferência com os polegares: em movimentos circulares ou pressionando a região. “Tente as duas maneiras”, sugere Armando. “A mais indicada é a que suaviza a dor em até dois minutos.” Se depois de uma semana de prática diária a dor não sumir, procure o médico para investigar se há algum problema.

ATENÇÃO!
• Grávidas ou doentes crônicos devem perguntar ao médico se não há contra-indicações na prática regular da automassagem.
• Caso algum ponto dos pés apresente dor insuportável, o melhor é interromper a massagem e investigar com médicos ou terapeutas corporais a causa da dor.


Texto: Mariana Viktor
Reportagem Fotográfica: Camile Comandini
Fotos: César Cury
Fonte: Revista Bons Fluidos

segunda-feira, 1 de abril de 2013

“CURSO LIVRE DE MASSOTERAPIA CLÍNICA MULTIDIMENSIONAL”


PRIMEIRO CURSO: APRENDIZAGEM DA TÉCNICA DE MASSOTERAPIA CLÍNICA

CARGA HORÁRIA : 160 HORAS TEÓRICO PRÁTICAS.

 

MÓDULO


 

TEMA DE INTRODUÇÃO

 

SEGMENTO CORPORAL


 

BASE  ANATÓMICA E PSICOEMOSIONAL

 

MÊS 1

04-05/05/2013

PRIMEIRO MODULO


 

A ARTE DE TOCAR

 

TORAX (RESPIRAÇÃO)

MANIPULAÇAO AVALIAÇÃO  E ALONGAMENTOS DOS MÚSCULOS QUE PARTICIPAM NA RESPIRAÇÃO
 CONFIANÇA NA CRIANÇA INTERNA E  NA VIDA, OUTORGANDO AUTO-SUFICIÊNCIA.-  LiberaÇÃO DA RESPIRAÇÃO PARA OBTER UM BALANcE HARMONICO.-  ENCONTRAM-se sentimentos de confusÃO, raIVA, tristeza E alegría.-

 

MÊS 2

01-02/06/2013

SEGUNDO MODULO


 

CONCEITO DE EXPANSÃO E CONTRAÇÃO CORPORAL

 

 

PÉS E PERNAS

MANIPULAÇÃO AVALIAÇÃO E ALONGAMENTOS DOS MÚSCULOS  QUE PARTICIPAM NA LOCOMOÇÃO
CAMINHAR POR SI MESMO.-  DEFINIR A COMPREENSÃO  COMO HABILIDADE PARA  OLHAR  OS PONTOS,  APARENTEMENTE OPOSTOS, COMO COMPLEMENTARES, AO INVES DE ANTAGÓNICOS.-  Lograr uM sentido de autonomía E autocontrolE, com  manejo dO  PROPRIO PODER.-

 

MÊS 3

06-07/07/2013

TERCEIRO MODULO


 

 

LEITURA CORPORAL

 


BRAÇOS

E PAERTE LATERAL DO CORPO

MANIPULAÇÃO  AVALIAÇÃO E ALONGAMENTOS DOS MÚSCULOS  QUE PARTICIPAM NA PREENSÃO
ALCANÇAR O QUE  NECESSITA.-  Iniciativa peSsoal com propósito E direcÃO.- LaborosidadE com automotivacÃO.-  competencia NA aprendizageM apropRiadA com sentido de habilidadE  peSsoal. - ser capaz de dar E recEbEr.-  AtraIr E rePELIR de forma balanceada.-  Enfrentar O medo DE  relacionar  COM O MUNDO EXTERIOR,  MANTENDO-SE CENTRADO.-

MÊS 4

03-04/08/2013

QUARTO MODULO

 

 

ALINHAMENTO CORPORAL

 

PELVIS

MANIPULAÇÃO AVALIAÇÃO E ALONGAMENTOS DOS MÚSCULOS QUE PARTICIPAM NA CINTURA PÉLVICA.
BUSCANDO  A IDENTIDADE PESSOAL.  RendiÇÃO E controlE.   APRENDER A RENDER-SE AO FLUIR NATURAL DA VIDA E A SI   CONTROLAR APROPIADAMENTE  (RENDER-SE AO CONTROLE DO CORPO, SENTIMENTOS E MENTE COM EQUILÍBRIO} .  MEDOS  CONECTADOS AO SEXO

 

MÊS 5

07-08/09/2013

QUINTO MODULO

 

 

TENSÃO CORPORAL NIVEIS CORPORAIS

 

 

VENTRE E PSOAS

MANIPULAÇÃO AVALIAÇÃO E ALONGAMENTOS DOS MÚSCULOS QUE PARTICIPAM NA CINTURA  ABDOMINAL
SISTEMAS QUE PARTICIPAM NA CAVIDADE VENTRAL

DESCOBRINDO A SEXUALIDADE E UMA VERDADEIRA AUTONOMÍA.  HABILIDADE PARA TER     INTIMIDADE COM SI MESMO E COM OUTROS,  COM FIRMEZA E AMOR. ABertura dOS sentimentos DO  ventrE,  aceItando que ÊLES  permaneÇAM  máIs LIVRES.-


 

MÊS 6

05-06/10/2013

SEXTO MODULO


 

 

RELAÇÃO ENTRE FORÇA DE GRAVIDADE E CORPO

 

ALINHAMENTO CORPORAL

 

 

COSTAS

MANIPULAÇÃO AVALIAÇÃO E ALONGAMENTOS DOS MÚSCULOS  E CADEIAS MUSCULARES QUE PARTICIPAM PARA MANTER A POSTURA VERTICALIZADA
OLHAR O PASSADO PARA  liberáR-SE dAS limitacÕES adquiridas  NA infancia E lograr  UM MAIOR CRESCIMENTO. -   ESTIMULAR O TRABALHO com  A VISão DE  uM mundo máIs amplo. -   NÃO SE reprimir Quando a expresSÃO É  apropRiada. -  EspontaneidadE  E  a liberDadE de mover-se com O fluir dA vida.-

 

MÊS 7

02-03/11/2013

SÉTIMO

MODULO


 

USO DO MOVIMENTO PARA REORGANIZAR O CORPO

 

 

PESCOÇO CABEÇA E  FACE

 

MANIPULAÇÃO AVALIAÇÃO E  CORREÇÃO DOS DESBALANCES NOS MÚSCULOS  DO PESCOÇO E CABEZÇA. AVALIAÇÃO CRANIOSACRAL.

PERDENDO A CABEÇA.-  A RAZAÓ SOMENTE  PODE SER BALANCEADA PELA PAIXAO;  O  QUE OCORRE QUANDO SE RECEBE INFORMACÃO  DO VENTRE E DA PELVIS (O OUTRO EXTREMO DO CORPO).-

 

MÊS 8

07-08/12/2013

OITAVO MÓDULO

 

 

 

CAMPO ENERGÉTICO

 

 

AURA HUMANA

 

 

REIKI NIVEL I

 

MÓDULO 9 E 10

 

PRÁTICA CLÍNICA

Atendimento no “Projeto Bem Estar Na Comunidde” do ITC

PRÁTICA CLÍNICA DURANTE DOIS MESES:

(NOVEMBRO/DEZEMBRO 2013)

 (TODOS OS DOMINGOS DE CADA MÊS das 07 ás 12 horas)

Estudo teórico e prático em oito etapas seguidas, para tomada de consciência de todo o corpo físico. Explora em maior profundidade a relação entre corpo, mente e emoções, e sua influenza inter-ativa na estrutura e funcionamento do corpo físico.
INCLUI PRINCIPIOS DE:
·          A ARTE DE TOCAR E SER TOCADO
·          ANATOMÍA E FISIOLOGÍA 
·          TECNICAS DE MOCHE FELDENKRAIS (Integração do Movimento)
·          TECNICAS DE IDA ROLF (Rolfing)
·          TECNICAS DE JHON E. UPLEDGER (Craniosacral)

Maiores informações: Tel.: (79) 9804-5416/8857-5466

CURSO DE MASSOTERAPIA CLÍNICA MULTIDIMENSIONAL

“CURSO LIVRE DE MASSOTERAPIA CLÍNICA MULTIDIMENSIONAL”

PRIMEIRO CURSO: APRENDIZAGEM DA TÉCNICA DE MASSOTERAPIA CLÍNICA

CARGA HORÁRIA : 160 HORAS TEÓRICO PRÁTICAS.

Um curso feito para você que pretende se tornar um terapeuta corporal credenciado.
O terapeuta argentino Luiz Jorge Sessarego, foi monge budista e morou alguns anos na Índia, está agora trazendo para Aracaju seu conhecimento e sua experiência com o objetivo de formar profissionais qualificados para expandir em nossa sociedade a consciência da saúde e do bem estar.
O fator básico deste curso é ensinar métodos para ser seu próprio “harmonizador”.
Maiores informações: Tel.: (79) 9804-5416/8857-5466