sábado, 16 de março de 2013

Massagem: benefícios além do relaxamento


 Receber massagem é muito prazeroso e isso é uma concepção quase unânime. Não importa o tempo, o local a ser massageado ou a técnica utilizada, muitas pessoas se rendem ao bem estar promovido pela técnica de massoterapia.
Alguns buscam a prática para o alívio de estresse ou ansiedade, outros para amenizar processos dolorosos e há os que procuram somente para proporcionar a si mesmos um momento de relaxamento. Atualmente, a massagem é também muito procurada para procedimentos de alívio de dores e relaxamento após a prática de exercícios físicos.
Porém os benefícios do toque vão além e auxiliam o indivíduo na prevenção, manutenção e promoção da saúde física e emocional.
O toque é considerado como uma das maneiras mais importantes de comunicação não verbal (Weiss apud Dell´Acqua, Araújo e Silva, 1998) e o “ato de tocar é sempre apontado como um tipo especial de proximidade, pois quando uma pessoa toca a outra, a experiência inevitavelmente é recíproca”. (Davis apud Dell´Acqua, Araújo e Silva, 1998).
O toque é uma das necessidades mais básicas do ser humano e ocorre em todas as culturas e também entre muitos animais. Ele pode ser usado como método de comunicação e aprendizado, além de proporcionar conforto e aumento da auto- estima. As pesquisas científicas indicam que o toque é necessário para o crescimento e desenvolvimento (Braun; Simonson, 2007).
A massagem aumenta os níveis de serotonina, dopamina, encefalinas e endorfinas no corpo e com isso, há redução da irritabilidade, modulação do ciclo sono/vigília, regulação do humor, aumento da auto-estima e diminuição de processos dolorosos (Fritz, 2002). Além disso, a massagem tem comprovadamente uma influência sobre o sistema imunológico do corpo. (Kolster; Marquardt, 2007).
Receber uma massagem não resulta somente em uma sensação de bem estar imediato, mas acarreta em uma série de benefícios que costumam ser perceptíveis aos indivíduos.

Fonte: http://www.fabiomedina.com.br/dicas-de-treino-e-saude/158-massagem-beneficios-alem-do-relaxamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário